A 3D Machine One não para de imprimir.

Para quem não me conhece meu nome é Paulo Fernandes, fundador da 3D Machine e quero te apresentar o nosso novo Blog, ele será mais voltado às impressões 3D com muitas dicas. O blog anterior foi criado por hobby para documentar a montagem da minha primeira impressora 3D (link blog antigo), além de várias experiências voltadas a pesquisa e desenvolvimento da impressora e suas partes, ele teve um alto número de visitantes, muitos interessados em montar ou adquirir sua própria impressora 3D, por esse motivo o Hobby virou Job e surgiu a 3D Machine, que já completou 3 anos de vida e atualmente é voltada ao desenvolvimento e fabricação de impressoras 3D, além de fornecer suporte técnico, suprimentos, peças e serviços de manutenção e prototipagem, conheça nossa loja clicando aqui. 

one

A 3D Machine One foi lançada em Dezembro de 2014 e não parou mais de imprimir, abaixo algumas das peças mais legais que imprimimos.

DSCN9976

DSCN9996Esse submarino (U-boat – uma das armas mais poderosas do Nazismo) foi impresso em várias partes com PLA azul galaxia e para os acessórios foi usado PLA cinza. Após a impressão, as peças foram coladas com cianoacrilato, mais conhecido como Super Bonder. Ele ficou com quase 1 metro de comprimento.

DSCN9995Detalhes como a grade foram impressos sem suporte graças ao duto de ventilação orbital que ventila o filamento extrusado logo na saída do bico do hotend.

Link para download

DSCN9992

download Martelodownload Tronco

Para a impressão do martelo de Thor, foi usado PLA cinza e PLA marrom madeira, um PLA especial que imita a cor da madeira, usado também para impressão do tronco porta canetas.

DSCN9985

download do Cubodownload do Colar

Outro filamento especial é o cobre, além da cor, ele contem 40% de pó de cobre em sua composição, proporcionando um lindo brilho.

DSCN9989IMG_20150808_154431766

download da RosaOlaf, Robo B9, Minion com base, Minion sem base.

Uma dica para quem gosta de pintura é usar tinta acrílica, ela é ótima para pintar peças em PLA e ABS, usando filamento branco nem é preciso usar primer e a cobertura fica perfeita, é o caso dos Minions acima.

dino

link download

Uma característica legal da impressora 3D é poder aumentar ou diminuir a peça que desejamos imprimir, no caso dessa cabeça, aumentei o seu tamanho para ficar com meio metro, depois dividi a peça em vários pedaços  e colei, em breve vou postar como dividir uma peça.

IMG_20150809_163710814

download da Luminária

Todas as peças apresentadas até agora foram impressas em PLA, esse material apresenta grande facilidade de impressão, pelo fato de não contrair, independente da peça ser grande, além de ter um ótimo acabamento e um lindo brilho, ele também pode ser translúcido como a luminária acima impressa em PLA natural.

camada01

Mas o ABS também é um plástico excelente para imprimir peças, principalmente funcionais. As peças acima foram impressas em ABS com camada de 0,1mm  e a 3D Machine One pode chegar a 0,05mm (50 microns) de altura de camada mínima proporcionando um alto nível de detalhe.

DSCN0004

E falando em peças funcionais, todas as peças desse drone (quadricoptero) foram impressas em ABS, inclusive as hélices. A estrutura foi fácil de imprimir, sem necessidade de suporte, ficando muito leve e resistente. O kit de eletrônica utilizado é o Ardupilot (open source) e pode ser adquirido aqui.

DSCN0016

Não é fácil imprimir peças grandes em ABS sem cabine e mesa aquecida, principalmente em dias frios. O ABS contraí muito durante a impressão, abrindo fissuras entre as camadas, muitas vezes a peça começa a levantar as pontas e descola da mesa antes de acabar a impressão, o efeito piora com ar condicionado. A 3D Machine ONE permite o fechamento da impressora e sua mesa aquecida atinge 110ºC com facilidade, irradiando calor para toda cabine, onde a temperatura interna chega aos 65ºC, permitindo a impressão de peças grandes sem problemas.

DSCN0010

O desafio foi a impressão das hélices em ABS, primeiro porque são peças que necessitam precisão e segundo porque precisavam ser muito resistentes, portanto a orientação da impressão e o uso de suporte foi importante, a altura de camada utilizada foi de 0,2mm. Futuramente, vou imprimir novamente as hélices usando outros matérias, como filamento de nylon e de carbono e postarei aqui no blog os resultados.

Download Kit Drone, Hélices

No vídeo acima você pode ver um pequeno teste do drone voando indoor com as hélices impressas em ABS.

DSCN0032

DSCN0033

Outro material que esta revolucionando a impressão em 3D é o filamento flexível, pois permite imprimir peças flexíveis funcionais, como calçados, pneus, etc. mas não é qualquer impressora que imprime com esse material, o extrusor da 3DMachine One esta preparado para ele.

.

Download Tenis, Pneu, Sandália.

Isso foi só uma amostra do que podemos fazer com uma impressora 3D, aguardem os próximos posts.

Até lá!

2 ideias sobre “A 3D Machine One não para de imprimir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *