F.A.Q

Perguntas Feitas Frequentemente

Aqui você poderá encontrar todas as perguntas mais comuns feitas pelos usuários das impressoras 3D Machine.

Perguntas Diversas

+ Quais são os acessórios que acompanham a impressora?

  • 1 Guia de Filamento
  • 1 Suporte de Carretel
  • 1 Cartão de Memória (ONE)
  • 1 Cabo de força
  • 1 Cabo USB
  • 1 Pinça
  • 1 Spray
  • 1 DVD
  • 1 Chave Allen 2,5 (ONE)
  • 1 Chave Allen 3,00 (ONE)
  • 1 Desentupidor
  • 1 Vidro
  • 1 peça impressa em ABS
  • 10 Abraçadeiras de 2,5 preta (ONE)

+ Estou imprimindo com ABS, a peça não gruda na mesa e está com rachaduras, o que está acontecendo?

O ABS requer um pouco mais de cuidados na hora de imprimir, pois em contato com corrente de ar durante a impressão, pode causar rachaduras e descolamento de camadas, empenamento ou descolamento da mesa de impressão.

Para evitar danos nas peças, indicamos que feche toda a ONE em suas laterais e na parte frontal. Algumas peças requerem um cuidado maior, e necessita que a ONE seja coberta inclusive na parte superior, você pode adquirir a Cúpula em acrílico da 3D Machine, ou cobrir com algum tecido ou algo que não impeça o funcionamento da impressora

+ Quais as temperaturas utilizadas para os materiais?

A má configuração na temperatura ideal do filamento, tanto na mesa quanto no bico, pode não trazer o resultado esperado nas peças, e até mesmo danificar a impressora. Para identificar a melhor temperatura de um material é necessário fazer um teste.

  • 1. Conecte a impressora no Repetier Host
  • 2. Coloque o filamento no extrusor
  • 3. Aqueça o extrusor, para testar o PLA coloque a temperatura em 165°, e para testar o ABS coloque em 220°
  • 4. Mande extrusar pelo controle manual do Repetier, e observe se o material esta extrusando com facilidade
  • 5. Vá subindo a temperatura de 5° em 5° observando o aspecto do fio, quando ele aparentar estar “fervendo” diminua de 10 a 15° a temperatura em relação a que começou a ferver e será a temperatura certa a utilizar

Se ainda restar duvidas entre em contato conosco para saber qual a temperatura recomendada para o seu carretel, e fazer o teste de extrusão.

+ Quais as configurações utilizar no Slic3r?

Assista ao vídeo a seguir e configure o Slic3r.

+ Qual fatiador usar?

Depende da peça, nós normalmente utilizamos o Cura, mas algumas peças o Slic3r fatia ainda melhor, cada uma tem sua peculiaridade e é necessário testar ambos fatiadores para ver qual é o melhor no caso.

+ Quais as extensões de arquivos que consigo abrir no Repetier Host?

O formato padrão para os desenhos 3D que utilizamos no Repetier Host é o .STL. Após a modelagem da peça, basta salva-la em formato .STL e abri-lo no Repetier.

Um outro formato que também pode ser utilizado é o .OBJ, mas não é lido pelo software com tanta precisão quanto o .STL.

+ Minha peça está saindo com defeito no fatiamento, o que pode ser?

Algumas peças podem ter problemas no desenho que não são tão aparentes, mas na impressão acaba causando um grande defeito na peça.

Quando um quadro laranja aparecer no Repetier Host com a seguinte mensagem:

Isso quer dizer que há algum problema no desenho, para fazer o reparo, você poderá utilizar o site do Netfabb, https://netfabb.azurewebsites.net/ , ou baixar a versão gratuita do software e executar o reparo da peça.

+ O que eu preciso fazer de manutenção na minha impressora?

É importante antes de começar a imprimir ler os cuidados que devem ser tomado com a sua impressora.

1. Limpeza da Impressora

Para limpar a estrutura em acrílico da impressora é recomendado passar um pano umedecido macio e limpo, se necessário passar sabão ou detergente neutro, JAMAIS passar álcool.

Embora o acrílico tenha boa resistência química, a limpeza deve ficar restrita ao uso de água e sabão ou detergente neutro, pois o uso de substâncias abrasivas como sapólio ou solventes como álcool e substâncias do gênero, danificam e causam rachaduras.

2. Limpeza do vidro da mesa

É importante periodicamente limpar o vidro, pois pode haver resíduo de materiais já utilizado. Para limpa-lo, basta tira-lo da mesa de impressão, e com o vidro frio passar um pano com álcool.

Lembre-se de passar novamente uma camada generosa de spray após a limpeza do vidro.

3. Limpeza do bico Hotend

Às vezes fica algum resíduo de material no bico Hotend e obstrui o caminho do filamento, para fazer a limpeza, basta aquecê-lo, e com cuidado para não se queimar, passar o desentupidor que foi em seu kit no furo do bico.

Caso a área externa do bico esteja suja, basta retirar os resíduos com a ajuda da pinça. Lembre-se de aquecer o Hotend, para que o material seja retirado com mais facilidade.

4. Lubrificando os eixos

Periodicamente é necessário lubrificar os eixos da impressora para evitar ruídos, possíveis danos no desempenho da impressora, e melhorar os movimentos da impressora.

Para lubrificar é recomendado adicionar algumas gotas de óleo de máquina de costura (Singer) nas barras de aço e mover a cabeça de impressão ao redor para espalhar o óleo em toda a barra.

Se identificar algo irregular ou incomum em sua impressora contate o suporte da 3D Machine.

+ Preciso pré-aquecer o bico e a mesa toda vez que for imprimir?

Não. No Start Gcode que você deve colocar nas configurações dos fatiadores já é pré configurada a iniciação de cada impressão, caso prefira pré aquecer a mesa antes de mandar imprimir, pode ser feito.

Mas não é recomendado deixar o bico ligado por muito tempo sem imprimir, pois pode danifica-lo.

+ Qual a forma correta de pausar ou encerrar antecipadamente uma impressão?

Caso você queira abortar uma impressão no meio da peça, na ONE, aperte o botão vermelho em baixo do display, ou pare a impressão pelo display, no menu principal. Na AIR, basta clicar em Cancelar na barra superior no Repetier Host.

Mas caso queira pausar a peça para continuar depois, basta pausar pelo display, no menu principal, na ONE. Na AIR, clique em pausar na barra superior no Repetier Host.

+ O botão vermelho da impressora é uma pausa ou parada definitiva?

Este botão é o botão de “reset” da máquina, ele é responsável por dar uma parada de emergência na máquina, se for necessário.

+ Qual a distancia ideal entre o bico e a mesa?

Para que a distancia entre o bico e a mesa fique boa a dica é colocar uma folha sobre a mesa, a folha deverá raspar com certo atrito no bico.

Atenção! O papel não deve ficar preso ao bico, e nem passar com facilidade.

+ Preciso fazer a lubrificação com Singer logo de início?

Não, as máquinas já saem todas lubrificadas, só é necessário fazer a lubrificação novamente quando a impressora apresentar algum ruído nos movimentos, ou estiver com as barras lisas secas.

+ O ventilador fica ligado o tempo todo? Não queima?

Não. O ventilador do extrusor é ligado automaticamente quando a impressora é ligada. Este ventilador é responsável pela ventilação do conjunto extrusor, caso o ventilador não esteja ligando automaticamente, entre em contato com o suporte técnico.

+ O que faço quando acabo de imprimir uma peça? Como desligo tudo?

Quando a impressão terminar basta desconectar a impressora do Repertier host, se estiver conectada ao computador, e desligar a máquina no interruptor.

+ Qual tipo de No-break atende a minha impressora?

Os no-breaks que suportam a impressora são os de onda senoidal, de 1200VA.

+ Meu hotend não está saindo material. O que eu faço ?

O primeiro passo é verificar se o bico não esta muito próximo a mesa aquecida, assim obstruindo a passagem do material.

Segundo passo é aquecer o bico a 230°, e passar o desentupidor no bico. Mande extrusar.

Se mesmo assim o material não fluir normalmente entre em contato com a equipe de suporte.

+ Quantas horas a impressora consegue imprimir por dia?

24 horas/dia. A impressora 3D Machine é fabricada para suportar horas e horas de impressão sem problema.

+ Porque devo utilizar suporte nas minhas peças?

Uma impressora 3D que trabalha com o método FDM (Fused Deposition Modeling) ou FFF (Fused Filament Fabrication), como as impressoras da 3D Machine, materializa seus objetos depositando o material sobre sua mesa, camada por camada, de baixo para cima (da base da peça ao seu topo).

Quando é necessário preparar uma peça que não possui uma área plana de aderência à base da impressora, é necessário gerar um material de "suporte". Este material serve como apoio à regiões da peça que "cairiam", ou criariam "barrigas" de plástico derretido, justamente por serem derretidas no ar.

Segue o link para a imagem de uma peça que necessitou de suporte:

Como pode notar, as hastes das hélices não possuem nenhuma área de aderência à mesa, tornando-se impossível de ser impressa sem geração de suporte.

Logo abaixo você pode ver o suporte gerado para esta peça, e um pouco mais abaixo, como a pela foi gerada COM o suporte apoiando as hastes, possibilitando a impressão da peça.